quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sobre o curso de publicidade e propaganda!

Publicidade sempre foi minha primeira escolha, depois de descobrir que eu não tinha a menor chance de virar uma rock star, é claro! kkkkkkkkkk Ok, isso foi uma brincadeira, mas falando sério, quando eu era mais novinha (tipo 13,14 anos), me lembro que sonhava em me tornar uma estilista! Nessa época eu passava a maior parte do tempo rabiscando combinações de roupas horrorosas na última folha do caderno da escola, e é uma pena que eu não tenha desenvolvido esse habito (de desenhar, quero dizer).

Meus sonhos não são os únicos que se perderam no tempo. Já falei para vocês que meu irmão, quando era bem pititico sonhava em correr atrás do caminhão de lixo?! (juro por Deus!). 
Pergunta: E vocês o que queriam ser quando criança?
Acho meio engraçado como nossos sonhos e promessas vão seguindo outros rumos... Ás vezes me pergunto, se a nossa criança interior estaria de acordo com as nossas escolhas. A minha com certeza me daria um belo chute no traseiro! (ou não).

Brincadeiras á parte, o post de hoje é para aqueles que estão pensando em cursar publicidade e propaganda!
*Sim, meu caderno é do Bart simpson u-u*

Quem AMA tudo que envolve design, criatividade, fotografia e mídia, vai se apaixonar pelo curso.
Separei algumas dúvidas que eu tinha antes de entrar na facul, espero que ajude (: 

Preciso Saber desenhar Jackie?
O desenho não é pré-requisito, mas é muito bom se você souber. Poque assim tu não vai depender de outra pessoa para desenhar um logotipo, ou qualquer outra coisa exclusiva.
Eu por exemplo, não sei, e justamente por isso, comecei a fazer aulas de desenho (em Bauru! Alguma leitora por ai?), vou falar sobre essas aulas em um outro post, só não vale rir dos meus desenhos combinado?, tô apreendendo poxa! hahahaha 



Preciso ser criativa?
Se você quer ser uma boa profissional sim! Ao meu ver, a criatividade nesse ramo é como um currículo, é assim que você vai se diferenciar da concorrência, então capricha!
Lembrando que criatividade NÃO É DOM, ninguém nasce sabendo. É lógico que tem pessoas que possuem mais facilidade no assunto do que outras, mas isso é prática.  
Leia bastante, conheça outros trabalhos, visite portfolios e blogs sobre o assunto, se mantenha informado e se puder pratique tudo isso antes da faculdade, e quando entrar na faculdade pratique em dobro, e depois de formada pratique bem mais! 

E eu vou trabalhar com o que?
A área de atuação é BEM AMPLA mesmo, por isso selecionei só algumas opções para mostrar a vocês:

Mídia
Escolher os melhores meios de comunicação para divulgar uma campanha publicitaria, por exemplo, negociar divulgação para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet.
Criação
Foco na criatividade, aqui você vai produzir campanhas publicitárias com base em pesquisas sobre o consumidor.
Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecer estratégias (de preço, inclusive), distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
Pesquisa
É basicamente avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção
Produzir jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites. 

Também tem: produtoras audiovisuais, assessorias de comunicação, estúdios de design, editoras, empresas digitais, de promoção e de organização de eventos, departamentos de marketing e comunicação de grandes empresas são as principais empregadoras de publicitários. Outra opção, é como free lancer.

Quanto ganha?
Essa é difícil, depende de X fatores.
Segundo o site Guia do estudante, o salário inicial de um publicitário é de R$ 2.500,00. 

MÃÃÃÃÃS NÃO É BEM ASSIM...
Comecei a fazer PP sabendo que minha vida não vai ser nenhum piquenique quando eu me formar, afinal estamos falando de vender ideias, transformar sua criatividade em $$$ e isso não é tão fácil quanto parece.
Mas nada caí do céu, certo?! Difícil, não quer dizer impossível (:  
Ufaaaaa, falei demais!! HAHAHA espero que tenham gostado do post, e qualquer dúvida é só perguntar, Beijos da Jackie ^-*

41 comentários :

  1. Awn Jackie acho tao interessante voçe querer cursar essa área *u* eu sempre te achei muito criativa , opa acho que não é só eu . Falando nisso minhas amigas blogueiras vivem dizendo que te amam <3
    Eu sempre quis cantar , ~~ainda quero -qq
    Prometo nao rir dos seus desenhos certo? ~~palavra~~ *u*

    ~~g²~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Promete Celly?! Então eu mostro <3
      Fico muito feliz que suas amigas gostem de mim *o* ~ ME ABRACEM TODAS VCS ~ hahahahahah

      Se tu gosta de cantar, então cante guria ^-*

      Excluir
  2. Ha que bacana... acredito que o essencial é a criatividade! O resto vem com o tempo..
    nunca pensei em fazer esse curso, mas ja pensei em jornalismo!!
    bom esse piso aí esta o mesmo que no que me formei(nutrição), mas pouca gente paga realmente isso.. ;x

    ResponderExcluir
  3. Jackieee!Meu sonho é ser publicitária *-*
    Adoro essas coisas de criar comerciais,e sempre julgo aqueles ruins haha
    Mas,pena que aqui onde eu moro(Minas),não dá muito money :'(
    Beijocas!! E amei o post!!
    www.divadecristal.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tbm não Isabela :s
      Já estou pensando em abrir meu carrinho de lanche p/complementar a renda kkkkkkkkkk*chorando*kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. ameeeeeeeei o post! quero fazer publicidade.. Tambem ja quis ser modelista hahahaha mas tambme ja quis ser dentista, veterinaria, medica, professora, biologa, bombeira;.. etc etc etc

    beijim
    idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Minha vizinha estuda publicidade tbm, eu gosto, mas vou seguir a área de informatica ou exatas, acho q é mais minha cara haushau... E quando eu era criança eu sonhava em ser veterinária, sim, minha criança daria um chute no traseiro tbm kkkkk
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm queria muuuuuuuito ser veterinária Fran!
      Só não fui adiante pq eu amo demais cachorrinhos, gatinhos e bichinhos... A ideia de perder algum deles em cirurgia ou algo assim, me mataria por dentro :s

      Exatas? Tu é nerd guria :p

      Excluir
  6. Quero fazer Publicidade e Propaganda tbm e adorei as dicas, ajudou muito a realmente confirma o q já tinha meio q decidido!! Eu amoo estar criando, acho muito bacana essa arte de criar um logon p uma empresa e isso se torna a marca de sucesso da empresa, e saber q foi vc mesma q fez! É o máximo!

    Bjox karinhoso Kaa
    ♥ Uma Pequena Inspiradora

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal Jackie <3 gostei muito do blog *U*
    www.panda-blogueiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. HAHAHA ADOREIII SEU POST!
    abraço virtual kkkk posso conta minha jornada?
    Eu comecei fazendo um curso técnico em informatica só para ter conhecimentos no pacote office e arranjar um bom emprego! Mas me apaixonei hahaha e tem varias areas dentro da info então gostei mais da de web e assim me decidir por ser designer digital! E por assim dizer precisa saber desenhar ahhh Comecei a fazer um mini curso de desejo aos sabados numa biblioteca aqui perto de casa e adivinha no primeiro dia so gente que sabia desenhar e o professor falando para desenharmos olhos boca mão .... no fim da aula o povo tudo desenhando animes e eu la tipo desenho de criança ! Acabei não voltando para o curso mas ainda não desistir pretendo fazer um curso de desenho antes de entrar na facu!
    Então poste sobre o seu curso ok!

    Grande beijo :)
    sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ABRAÇO VIRTUAL CAROLY <3 <3 <3 HUSHSUHS

      No meu curso de desenho foi bem assim, só deu EU com desenhos de criança #MICO

      Vou postar sim, só não vale rir >.<

      BEIJOOOOO

      ^-*

      Excluir
  9. Adorei ><
    Sabe, eu sempre tive várias dúvidas sobre PP, mas agora você esclareceu <3
    Vou pensar com mais carinho em qual curso seguir.
    Beijos~~
    caveira-corderosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Admito que já pensei em fazer publicidade porque gosto de mecher com imagens e textos que chamem a atenção, mas acabei descobrindo que não é o que gostaria de fazer para o resto da minha vida, e tenho planos agora para fazer cinema. Mas até lá, quem sabe? Posso até decidir passar o resto da minha vida criando ovelhas.
    Beijos,
    chuvadeejaneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. AHHHH eu quero fazer PP ♥ E quero ser diretor de criação (embora não seja a parte mais fácil), mas eu poderia fazer pesquisas também :D Minha mãe não quer que eu faça, mas pra mim vai ser sempre isso, porque eu detesto qualquer outra coisa. Penso em fazer Jornalismo, mas sei lá, não é muito minha praia, talvez eu fique no jornalismo só no meu blog mesmo :D
    República Crash

    ResponderExcluir
  12. Jackie, você sabe se tem muitaaaaa pressão quando se é contratado para uma campanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo meu irmão, que é formado em PP. SIM
      Ele disse que publicitários VIVEM sob pressão!

      Excluir
  13. Nossa adorei esse post...Eu desde pequena sonhei em ser médica,mas eu sempre fui puxada um pouco para a arte,fiz cursos de desenho e tudo mais...Estou no Ensino Médio e mesmo que já tenha praticamente decidido fazer medicina,meu interior ainda é uma pequena confusão.Eu achei o curso de publicidade fantástico,e acho que se eu não fosse prestar o vestibular para medicina,talvez eu o fizesse,ou faria algo interligado com a arte e a computação.Amei muito mesmo o post!
    Beijos da Bia ♥♥♥

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post!!! :) Estou na área Artes do 10º ano e ainda não sei bem o que quero seguir... Por acaso já tinha pensado no curso de publicidade, mas nunca foi bem o meu sonho. Foi bom saber mais acerca deste curso. Obrigada, Jackie! :3

    elefantemagico.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!E amei o lay novo amore!!!
    Bjs
    http://nadahaverlaura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ótimo post,vai ajudar muita gente!
    Beijos
    ············♡·············

    ResponderExcluir
  17. Gostei do post Jackie, muito bom! E seu blog está lindo. Eu quando criança bem pequena pensava em ser professora de séries iniciais, depois pensei em ser escritora e mais tarde,por "influencia" de casa pensava em ser juiza. Mas depois no ensino médio acabei me preparando para tentar medicina e agora estou quase me formando como médica. Como a vida dá voltas e vamos deixando para trás pensamentos e ideias infantis... também, as cabeças de adulto e criança não são as mesmas(para alguns.... porque outros nunca mudam... só pioram :P). Eu ainda não sei o que vou fazer depois de me formar, se vou trabalhar um momento ou ir direto tentar me especializar .... mas, como já falei, a vida da (inúmeras)voltas.

    ResponderExcluir
  18. Eu só tenho 14 anos, e me divido entre tantas possibilidades de emprego que as vezes fico com dor de cabeça. A publicidade está na minha lista, eu não sei muito de onde veio essa vontade, mas, certas coisas não se explicam apenas são.
    Eu gostei muito da postagem, e tenho certeza que você será uma ótima publicitária, e muito criativa, já se vê isso pelo jeito do JD ><

    Ladrão de Borboletas

    ResponderExcluir
  19. Acho o curso super legal!
    Convivo com várias pessoas da área e adoro tudo que vocês fazem! é uma pena que eu tenha nascido com o dom para outra coisa (psicologia) mas adorei o post!
    Beijos
    leitoraemlondres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante da postagem
    Parece ser um curso bem interessante, tenho uma colega que faz e ama
    Mas não é minha área

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post confesso que publicidade e propaganda ja foi uma das minhas opções, além e claro de arquiologa, jogos digitais, o mais recente design gráfico e é o que pretendo prestar agora design de produto, me formei ano passado e ainda não entrei na faculdade por duvida em que carreira seguir, assumo que ainda tenho duvida, mas dessa vez tenho quase certeza, rsrsrrsrsrsr

    http://creativeethings.blogspot.com.br/||Creative Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá parecendo eu guria! uaheuehuehauahe
      Esperei um ano pra entrar na facul pq tbm tinha algumas dúvidas, inclusive design gráfico tbm era uma das mhs opções!

      Excluir
  22. Muito legal o post, acho que sempre fui criativo, desde pequeno. Eu amo fotografia, só que também não sei desenhar :\ Ainda tenho 16 anos, mas a faculdade de publicidade e jornalismo já são as que com certeza um dia eu quero cursar! Adorei seu blog, parabéns!

    http://tonaaborrescencia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabriel, estava dando uma olhada no seu blog (amei o design!), de fato você é bem criativo! Vai se dar bem nessa área (:

      Obrigada fico feliz por ter gostado do blog *-*

      Excluir
  23. Amei o post , quero cursar essa faculdade , me identifco muitoo >.<
    http://maketheselittle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nossa , gostei muito do post , tirou algumas das minhas dúvidas , é que estou super na dúvida do que escolher , quer dizer ainda estou nessa dúvida super cruel , entre Publicidade & Propaganda ou Designer de Moda , pois são coisas que eu realmente gosto, já pesquisei as diferenças , o que cada um pode trazer e até mesmo em $$ , que é sempre a parte mais difícil de se entender viiu , pois nunca acho alguém para me explicar realmente como a parte financeira é , preciso me sustentar né ?! rsrs' , vai que eu pague um curso desses e vire uma sem teto desempregada '-'
    Enfim , qualquer coisa me responde lá no blog , beijãão !

    OBS : Tô te seguindo no instagram u.u

    simples-garotaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Aline a parte do $$$ é complicada em ambos os cursos.
      o pouco que eu sei sobre moda é que a área de atuação é bem limitada, não tenho ideia de valores.

      Já publicidade é uma área bem ampla, então o salario vai varear de acordo com X fatores. Um exemplo:

      A parte de markenting é a área que mais dá lucro, o salário inicial é de três mil. Já a parte de criação (que eu pretendo atuar), o salário inicial gira em torno de mil e oitocentos (por aí)...
      Não posso informar um salário fixo pq isso depende da empresa que tu vai trabalhar, e em qual área tu vai querer atuar.

      Conforme o curso for avançando eu posto mais dicas aqui (:

      Excluir
  25. Meu sonho é fazer um curso sobre publicidade e propaganda , desde que eu era bem pequenininha sempre quis trabalhar nessa área , fiz até um blog (não tão perfeito quanto o seu) visita lá pf!
    http://smile-revista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Jackieeee! que saudades do seu blog :3 eu sempre lia quando eu tinha um blog (2012), agora voltei a blogar e lembrei daqui *-*
    Uau, como o desing está lindo! eu lembro que os desings do JD eram sempre mais kawaiis e clarinhos, mas esse também esta muito bonito!
    Eu comecei a fazer faculdade de Publicidade e Propaganda essa semana e adorei esse post! Sou apaixonada por criar, desenhar e divulgar então acho que escolhi a faculdade certa hehe :D
    Vou ali aproveitar os goodies pra personalizar meu novo blog e.e
    Até mais, beijos da Sah :3

    http://hey-sah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. AMEI,quando penso em cursos esse é o primeiro que veio a minha a minha cabeça,amei a matéria com certeza vou fazer ;)

    ResponderExcluir
  28. Com o passar dos anos mudei mais de profissão do que de roupa (risos), daí a Publicidade caiu no meu colo que nem aquela música da Pitty: "eu estava aqui o tempo todo, só você não viu". Originalmente (e eu ainda vou fazer), eu ia fazer Artes Visuais, mas como não passei pra federal aqui da cidade comecei a pesquisar outros meios de continuar criando e TARAN, Publicidade e Propaganda! Se tudo der certo começo agora no segundo semestre :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um curso bem gostoso Ludimila, vc não irá se arrepender ;D
      Boa sorte <3

      Excluir
  29. Ola ackie, sou meio nova no seu blog e amei o seu layout,poderia me informar qual aplicativo você usa?
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda :3
      Aplicativos aleatórios do celular? Me desculpe, só não compreendi bem a pergunta.

      Por nada (:

      Excluir

.