quarta-feira, 5 de março de 2014

Aprenda a fazer mechas coloridas em casa

Confesso que sou meia obcecada por cabelos coloridos, principalmente por aqueles com cor de algodão doce #AmoLoucamente! Vontade (multiplica por 1000) de descolorir o cabelão, e se jogar no candy color é o que não falta. Mas aí fica a pergunta: E SE EU NÃO GOSTAR? 
Como não sou fan de mexer com coloração permanente e minha fase de papel crepom ficou no passado (AMEM!), tratei de procurar outras alternativas. A que mais me chamou a atenção, foi o com Hair Chalking.

Diz a lenda que o Hair Chalking é uma técnica de coloração que consiste basicamente em utilizar UM GIZ (juro por Deus!), e aplicar no cabelo úmido e a mágica acontece! Ou seja, sem química, tintura e no máximo na terceira lavagem saí tudinho. Legal né? 

Lembrando que não é qualquer GIZ. Tem que ser o giz pastel SECO também conhecido por “soft pastel”. 
Não preciso nem falar que o giz de cera e o giz que a Tia do prézinho usava para escrever na lousa não serve né? 


#Comofaz?
O giz pastel SECO não mancha, e é fácil de ser removido, mas faz uma bagunça danada pra quem não esta acostumada a mexer com isso. Então para evitar possíveis ''lambrecas'', use uma camisa velha, luvas e se possível forre o chão. 

O passo a passo é simples e não tem segredo:

1° Umedeça a área do cabelo selecionada com um borrifador, dessa forma a pigmentação será “dissolvida” e, portanto, melhor fixada nos fios.
2 – Segure o giz na posição horizontal e aplique-o na mexa com movimentos de cima para baixo. Se tu fizer o contrário vai embaraçará os fios e seu cabelo vai ficar cheio de frizz. 
3 – Espere secar naturalmente ou para que a cor dure por mais tempo, finalize o processo com chapinha ou babyliss, pois o calor condensa os pigmentos fixando-os entre as cutículas do fio e, por consequência, prolongando a duração da cor. Esta é uma etapa opcional. Você pode dispensá-la se não quiser que a cor dure por mais tempo.

Cabelos castanhos x loiros 
Quanto ao cabelo castanho, há controvérsias se a cor pega ou não. É que a cor do cabelo interfere no resultado, podendo variar o tom. Então se seu cabelo é escuro é necessário ter um pouco mais de paciência, é só aplicar o giz de com maior pressão, e escolher tons mais fortes, como azul, rosa, vermelho e roxo!

Já os cabelos loiros são como papéis em branco na hora de passar o giz pastel SECO, então todas as cores se destacam mais com facilidade, por isso é bem mais comum ver mechas coloridas nos cabelos loiros do que nos castanhos, mas isso não é regra... então vale apena tentar! 

Se você estiver com medo de comprar o tal giz e não ficar com a cor esperada, vale apostar nos tic tac com mechas coloridas (www).


Esse giz (soft pastel) pode ser encontrado em papelarias, lojas de materiais artísticos e lojinhas virtuais de cosméticos.
Os preços variam entre R$10,00 à R$85,00. Depende da marca e onde você vai comprar, as papelarias costumam ser bem mais em conta em comparação com as lojinhas de cosmético, que dobram o preço e oferecem o mesmo produto! #FiquemEspertas!

Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida é só perguntar! Acompanhem o JD no Facebook - tumblr-instagram-twitter ~ Besitos da jackie ^-*

44 comentários :

  1. caramba, que lecal! nunca tinha ouvido falar nesse giz pastel.. super interessante!

    beijim
    idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Uow queria fazer isso no meu , mas.. castanho ne -q
    Será que branco pega Jackie? *u*


    Geekegirlie.blogspot.com || 괴짜와 아가씨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Celly! Então, pegar até pega só que fica meio apagado. Nesse caso é só vc molhar bem a parte do cabelo que tu quer branco e passar o giz com mais pressão.

      O ideal para cabelos castanhos são cores fortes ^-*

      Excluir
  3. Realmente parece mechas de verdades , e nem deixa o cabelo independente de química , ótimo tutorial Jackie :)

    h-piece.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Jack já fiz algumas vezes , é percebi que o cabelo fica ressecado e não fica tão legal / ou sou eu que não sei fazer ahsuahsua ♥ Beijinhos .
    http://mm-garotaoriginal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Nat pelo giz ser bem seco rola de ressecar os fios se usar muuuuitas vezes seguidas, porem nem tanto como a coloração permanente. Então, o ideal é hidratar os cabelos entre uma aplicação e outra (:

      Excluir
  5. Eu já pintei o meu de rosa, mas me arrependo. Ficou muito estragado :c

    http://fal-len.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto em um programa, mas não explicou tão bem assim! Eu amo as candy color, e até teria coragem de fazer, mas deve ser meio carinho né? Participe da enquete de aniversário do sorteio de um livro no blog!

    Beijos,
    Teimosa Sim.

    teimosasim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amooo Cabelos coloridos meu sonho de consumo, pena que tenho um certo receio , em destruir meu cabelo, fiquei sabendo desse giz a pouco tempo!!!
    ♥♥♥
    http://creativeethings.blogspot.com.br/||Crestive Things

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito fazer mechas coloridas, mas, minha "mamis poderosa" não deixa ç.ç
    De qualquer forma, adorei as dicas, e já vou tratar de procurar o giz pastel SECO ~like Jackie~ o que eu acho que vai ser uma missão impossível na minha cidade, mas o importante é tentar o/

    Ladrão de Borboletas

    ResponderExcluir
  9. vou ver se acho esses giz por aqui. sou louca pra fazer mechas no meu cabelo, mas tirando a parte de descolorir e jogar um tinta permanente. Então tenho duas opções, o giz ou mechas removíveis.

    Garota Adocicada (clique aqui) ou visite meu perfil.
    Instagram @karoulles

    ResponderExcluir
  10. Esse Giz Pastel é meio difícil de achar, porque eu queria compra e não achei aqui onde moro.
    Beijos Magia Teen

    ResponderExcluir
  11. Esse Giz Pastel é meio difícil de achar, porque eu queria compra e não achei aqui onde moro.
    Beijos Magia Teen

    ResponderExcluir
  12. E para cabelos cacheados Jackie? Como faz? É a mesma coisa? Beijus rosadiamante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Jack pode ensinar a como fazer um aplicativo ? Todo mundo esta fazendo, queria aprender (:
    Beijos Magia Teen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui guria >> http://isjackiezzdream.blogspot.com.br/2014/01/baixe-o-aplicativo-do-jd-aprenda-fazer.html

      (:

      Excluir
  14. como vc vez esse menu Jackie? Faz um tuto por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hooy Becatt, ainda essa semana sai o post sobre esse menu tá?

      ^-*

      Excluir
  15. Eu comprei pelo eBay o giz pastel (por que era mais barato que comprar aqui no brasil #pobre) e fui testar. Faz uma melequeira danada, mas a cor pega. O ruim é que você não pode segurar ele por muito tempo na mão que está molhada, por que ele começa a se desintegrar e vira só uma pocinha colorida na tua mão.

    Um beijo,
    Lê.

    | Mais Rímel |

    ResponderExcluir
  16. Eu tinha vontade de fazer mas meu cabelo é muito escuro, fiquei com medo de comprar o giz pastel e ele não pegar!
    Beijos da Cássia :*
    Fique com Deus!
    Instagram: @nosolhos
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu também amo cabelos coloridos, é muito lindo.. Cabelo loiro bem claro, tipo branco também acho fofo. Ah, tenho maior vontade de colorir meus cabelos, mas tenho medo de estragar, porem, já dei mechas, e ficou legalzinho.
    Adorei essa postagem, e esse jeito de colorir os cabelos, vou tentar fazer nos meus, fica lindo demais. Um rosinha com amarelo loiro, é perfeito.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu já tinha ouvido falar sobre isto, mas nunca tão detalhadamente. Obrigada pela dica Jackie ;)

    elefantemagico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Muito legal amo cabelo colorido só que não tenho coragem de fazer, mas com esse giz até me animo um pouco, haha. Bjs
    coiisasdalarii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu faço mechas no meus cabelo com Anelina hahaha meu cabelo agora está azul. Acho que vou comprar esse giz para tentar fazer. Eu achei muito engraçado você ter ficado destacando o nome do giz toda hora hahahaha. Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maih juro que nem tinha percebido!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
      só Deus na causa! :p

      Excluir
  21. Eu amo cabelos candy color, queria ter mechas coloridas ou o cabelo inteiro colorido, que sooonho ♥ Mas aí que tá o problema, e se ficar feio ? kkkkkk
    Byee ♥
    http://lovelylittletoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. mentira que dá pra colorir com o giz e umedecendo o cabelo!!!! Chocada!!!! Eu só conhecia o papel crepom e já achava o méximo. Mas dessa forma, caracas, quero muito experimentar!!! Em vez da chapinha dá pra secar com o secador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sou da época do papel crepom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Pode sim guria!
      Tipo o secador,a chapinha ou o babyliss tem a mesma função: Selar as cutículas do cabelo para que a cor dure por mais tempo.

      Excluir
  23. Apesar de ter o cabelo bem escuro eu gostaria de tentar com o giz, mas nunca vi por aqui onde moro

    ResponderExcluir
  24. Nossa que legal :O
    Não conhecia esse giz, fiquei com muita vontade de comprar para ver como é!
    Amei
    beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. AMEI o post! Eu fiz uma "homenagem" aos cabelos coloridos no meu blog também tempos atrás, heheh! Já tive cabelos coloridos nos primeiros anos de faculdade, depois enjoei e "apaguei". Mas eu fazia no salão mesmo, ficava MUITO legal! Eu quero ter mechas coloridas outra hora, não sei se a profissão vai "permitir"... Gostei da ideia do giz, vou repassar a minha irmã, que AMA cabelos coloridos e os manteve com mechas rosas e roxas da metade da faculdade até depois de formada! Só eu não sei se isso detona muito o cabelo.... tem que ter algum cuidado extra em termos de shampoo, condicionador e hidratante? Bjs, adoro o teu blog e ele está ficando cada vez mais legal! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Então guria, resseca sim só que beeeeeeeem menos que a tintura... É só caprichar na hidratação regularmente, que mantém os fios com vida (:

      Beijos ^-*

      Excluir
  26. Eu tenho um desses em casa, é muito bom *33*
    A cor fica linda *u*
    querendo-voar.blogspot.com.br || Querendo Voar ~ (Beijão <3 )

    ResponderExcluir
  27. Adorei a ideia! Maas, gostaria de saber se esse método resseca os cabelos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu fizer toda semana resseca sim, mas bem menos que a coloração.

      Excluir
  28. Adorei Jackie! E mostrei a minha irmã, pois ela também gosta dessas coisas, ela também amou! Bjss
    (theandressablog.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  29. Jack, no cabelo castanho tenho q descolorir antes de passar o Giz? Ou ñ precisa?

    ResponderExcluir
  30. Jackie, no cabelo castanho é preciso descolorir antes de aplicar o Giz ? Ou ñ?

    ResponderExcluir
  31. Jackie, eu gosto muito dessa idéia, já vi tutorial de 2 meninas pintando em video no youtube e dá um trabalho e tanto, é meu sonho de consumo pintar o cabelo, colorido ♥ não tenho tanto medo de estragar, mas qual a duração dele mais ou menos ;;;

    ResponderExcluir

.